Images-loading
Pós Graduação presencial em Pertubações no desemvolvimento do Espectro do Autismo em João Pessoa - PB.
PÓS-GRADUAÇÃO EM NEURODESENVOLVIMENTO COM ÊNFASE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

DISCIPLINAS DO CURSO


1- Histórico da produção de conhecimento sobre os Transtornos do Espectro Autista


Conhecimento do histórico da terapia desenvolvimentista. Identificação dos objetivos almejados pela terapia desenvolvimentista ao se intervir na criança autista. O processo histórico da caracterização do TEA. Abordagens psicanalíticas, cognitivistas, comportamentais e desenvolvimentistas. Alterações no desenvolvimento. Epidemiologia e Etiologia. Evoluções das classificações do CID-10, DSM-IV para o DSM-5 e alterações no cotidiano.



2- Bases biopsicosocial do desenvolvimento humano e aprendizagem


Contribuição da Psicologia no desenvolvimento. Introdução aos movimentos e escolas da Psicologia: Behaviorismo, Construtivismo, Sócio-interacionismo. Paradigmas e Teorias do Desenvolvimento Humano. Estudo da Epistemologia Genética: raízes epistemológicas e históricas; a relação sujeito e objeto do conhecimento; assimilação, acomodação e processo de equilibração. Características gerais dos principais períodos do desenvolvimento: da primeira infância à idade adulta. Desenvolvimento na infância e adolescência e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem.



3- Critérios diagnósticos e caracterização dos Transtornos do Espectro Autista


Conceito de diagnóstico. Os critérios oficiais de diagnóstico destes transtornos. Caracterí¬sticas clí¬nicas que auxiliam no diagnóstico precoce dos TEA.



4- Políticas Públicas no TEA


Evolução do Marco Legal do autismo. A aplicação desse conceito. Ações governamentais dirigidas à formação de profissionais da educação e saúde. Legislações e convenções vigentes e os direitos das pessoas com TEA, e dos seus familiares.



5- Transtorno do Espectro Autista e a Convivência familiar


Convivência familiar. O papel da mãe e o papel do pai. Generalização de conceitos. Importância da comunicação, contextos naturais de interações e papel da família na convivência para a intervenção. A expressão da sexualidade no autismo. Suporte terapêutico: subjetivos e operacionais.


1- Procedimentos para avaliação e identificação dos Transtornos do Espectro Autista


Apresentar os principais instrumentos diagnósticos para autismo: ADI-R, ADOS e CARS. Técnicas e instrumentos para identificar o potencial de aprendizagem dos alunos com TEA. Técnicas de observação. Escalas e procedimentos. Orientações da Organização Mundial de Saúde. O risco do falso positivo e do falso negativo. Protocolo internacional de avaliação e monitoramento de riscos de desenvolvimento. Manejo de comportamentos inadequados e construção de habilidades sociais. Autismo e vida adulta.



2- Síndromes do Transtorno do Espectro Autista


Caracterização das Síndromes. Causas; Fatores de risco; Os principais sinais e sintomas das síndromes de Rett e Asperger. Histórico; aspectos clínicos; teoria da mente em caso clínico; aspectos fonoaudiólogos; educação especial; transtornos do espectro autistas; intervenção e resultados.



3- Método TEACCH


Origem e desenvolvimento. Conceitos e características. Introdução ao método Teacch e a teoria comportamental e psicolinguística. O comportamento de crianças autistas e a aplicabilidade. O método Teacch como ferramenta educacional na escolarização de crianças autistas e com deficiências de aprendizagem e comunicação.



4- Sistema PECS


Conceito. Fases. Aplicabilidade no sistema de aplicação. O protocolo de ensino PECS.


1- Transtorno do Espectro Autista e Inclusão Escolar e Social


A definição conceitual de educação inclusiva a partir da análise histórica da construção desse paradigma. A aplicação desse conceito na prática escolar: adaptações curriculares. Ações governamentais dirigidas à formação de profissionais da educação com o fim de aumentar a qualidade no atendimento aos alunos com autismo. O ensino estruturado e sua Influência na Inclusão Escolar.



2- Estratégias derivadas da Análise do Comportamento Aplicado


Breve introdução aos princípios da Análise Comportamental Aplicada (ABA) e suas contribuições para a intervenção no espectro do autismo. As aplicações dos princípios do comportamento na avaliação de repertório comportamental e programação de condições de ensino que visam minimizar os déficits comportamentais decorrentes do autismo. O repertório de habilidades comunicativas, sociais e redução de comportamentos inadequados.



3- Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida


Princípios Gerais de Pronto-Socorrismo e Suporte Básico de Vida. Avaliação e cuidados de suporte básico de vida para a assistência primária. Modalidades, competência e atribuições no atendimento às urgências e emergências: aspectos éticos e legais. Situações de risco. Importância da prevenção de acidentes. Procedimentos técnicos: manutenção das vias aéreas e imobilização da coluna cervical; controle da hemorragia e choque; estado nefrológico; exposição da vítima, resgate, transporte e triagem do traumatizado.



4- Empoderamento e mercado de trabalho


Empoderamento, sua função e requisitos. Conceituar mercado de trabalho, direito civil; áreas e campos de atuação. Aplicação do empoderamento em jovens e adultos autistas. Mercado de trabalho. Adaptação de postos de trabalho.



5- Tecnologia Assistiva


Evolução e Definição de Tecnologia Assistiva. Objetivos da Tecnologia Assistiva. Caracterização das categorias de Tecnologia Assistiva. Aplicabilidade da Tecnologia Assistiva. Recursos gratuitos de Acessibilidade. Acessibilidade nas empresas de tecnologia. Acessibilidade em casa, na escola e no trabalho. Estado da arte da acessibilidade. Comunicação alternativa. Inclusão digital.


1- O ensino estruturado e sua Influência na Inclusão Escolar



2- Elaboração de programas específicos e Confecção de Materiais



3- O Brincar e as Atividades de Vida diária/ Atividade Física no processo de desenvolvimento



4- Atividades Lúdicas cooperativas e outras estratégias de ensino na presença de Transtorno do Espectro do Autismo


1- Metodologia do Trabalho Científico I


Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. Projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.



2- Metodologia do Trabalho Científico II


Iniciação científica, tipos de pesquisas, métodos de pesquisa forma de estruturação da fundamentação teórica relativa ao projeto de pesquisa. Projeto de pesquisa. A pesquisa e o trabalho de conclusão de curso. Etapas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, orientações para o TCC.


Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS...

  • NEWSLETTER UNIFUTURO
    Receba nossos informativos
Images

PARCEIROS