Images-loading

Calouro: saiba como é a vida na universidade!

Image

Você esperou por esse momento durante todo o seu ensino médio. Porém, na hora de efetivamente entrar em uma universidade, dá aquele frio na barriga, não é mesmo?

Saiba que isso é completamente normal. Afinal, a vida na universidade é totalmente diferente de qualquer coisa que você já vivenciou até hoje. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar a passar por esse momento de forma mais tranquila.

Quer saber como é ser calouro na universidade? Então leia agora e descubra!

A universidade não é o ensino médio
O primeiro choque de um calouro na universidade são as grandes diferenças desse ambiente em comparação com o ensino médio.

No colégio, você tinha dever de casa todos os dias, as aulas tinham horário para começar e terminar — e atrasos constantes não eram tolerados —, os professores eram distantes e você precisava pedir para ir ao banheiro.

Já na universidade, a situação é totalmente diferente. Você pode entrar e sair da sala de aula quando quiser, apesar de isso nem sempre ser bem-visto pelos professores. Além disso, não há dever de casa, mas sim leituras ou atividades, apesar de que raramente você será cobrado em relação a isso — a não ser na hora da prova.

Os professores também costumam ser mais próximos e você pode, inclusive, encontrá-los em outros lugares ao redor da universidade. As aulas também não seguirão um horário específico todos os semestres, o que significa que você pode ter disciplinas em qualquer turno e, inclusive, dias livres durante a semana.

A biblioteca é sua melhor amiga
Ao longo do seu período na universidade, você terá que consultar uma série de livros e materiais, tanto para leituras quanto para a resolução de exercícios. Há a opção de comprar todos eles, mas é uma alternativa pouco viável, considerando que são muitos conteúdos e o preço deles nem sempre é acessível.

Portanto, faça com que a biblioteca seja a sua melhor amiga e utilize todo o espaço e os materiais disponíveis para consultas e estudos.

Você é responsável pela sua aprendizagem
Na universidade, ninguém vai se responsabilizar pela sua aprendizagem — a não ser você mesmo. Portanto, não espere que professores lhe convidem para eventos, disponibilizem textos, relembrem sobre prazos, entre tantos outros mimos com os quais todos os estudantes estão acostumados no colégio.

Você precisará descobrir como encontrar materiais de estudo sozinho ou com a ajuda de veteranos. Além disso, é importante manter a organização para não perder prazos e nem acumular todas as tarefas para um mesmo período.

Nesse ponto, vale lembrar que o drama do fim de semestre é real, portanto, adiante o máximo que conseguir para não chegar no último mês cheio de tarefas e com pouco tempo para realizá-las.

O curso não se limita ao currículo básico
Na universidade, você terá acesso a uma série de oportunidades diferentes. São iniciações científicas, palestras, eventos, congressos, empresas juniores, grupos de estudo, projetos de extensão e tantos outros. Portanto, aproveite ao máximo essas oportunidades e aprenda tudo que sempre teve vontade.

Aproveite também para fazer disciplinas em outros cursos, mesmo que seja por curiosidade. Afinal, você pode não ter uma nova oportunidade de aprender aquele assunto com excelentes professores. Além disso, busque estágios e atividades práticas para ganhar experiência profissional.

Um pouco de diversão não faz mal a ninguém
Muitos vão dizer que a universidade foi a melhor época da vida. Isso porque, além do conhecimento, é nesse ambiente que você encontrará uma grande diversidade de pessoas e uma quantidade de festas e eventos maior ainda.

Portanto, reserve um tempo para se divertir e fazer amigos também. Converse com colegas de sala, frequente os espaços comuns e conheça seus veteranos e pessoas de outros cursos. Quem sabe não é aí que você vai encontrar aquele grupo de amigos para levar para a vida toda?

A universidade oferece uma série de experiências, tanto acadêmicas quanto profissionais e pessoais. Portanto, aproveite ao máximo seu período de calouro na universidade e descubra como crescer e amadurecer como pessoa e profissional nesse ambiente.

Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário abaixo. Você pode compartilhar também as suas principais experiências como calouro!

CURTA NOSSA FANPAGE

Images